A cirurgia que corrige a gengiva e o sorriso!

Saiba o que este procedimento pode fazer para você alcançar o sorriso dos seus sonhos!
A gengivoplastia ou plástica gengival é um procedimento odontológico simples, realizado para corrigir defeitos gengivais de um sorriso. A gengivoplastia visa melhorar a simetria entre os dentes e a gengiva, proporcionando um sorriso mais harmônico e bonito. Através da plástica gengival é possível remover a gengiva em excesso para dar mais evidência aos dentes e melhorar a estética do sorriso. Também é possível recobrir regiões com retração gengival mais pronunciada para aliviar a sensibilidade dentinária e devolver a linha do sorriso ideal.

Indicações da Gengivoplastia


Sorriso Gengival:

Trata-se de um problema muito comum e ocorre quando há um excesso de gengiva que recobre os dentes, deixando-os com a impressão de serem pequenos. É aquele sorriso em que você nota mais a gengiva do que o esperado, por isto o nome de “sorriso gengival”. Em alguns casos, apenas a cirurgia plástica periodontal não é o suficiente para sanar o problema estético, sendo necessária a associação de outras técnicas cirúrgicas, ou ainda, a aplicação da toxina botulínica (botox) em alguns músculos específicos da face. Este procedimento é muito procurado pelas celebridades e resulta em casos impressionantes.

Desarmonia Gengival:

Um dos segredos da beleza é a simetria e com o seu sorriso não é diferente. Para atingir um sorriso harmônico, existe uma proporção ideal entre dente e gengiva. Um desenho agradável e harmônico que destaca este, que é um dos atributos que mais chama a atenção das pessoas. Uma gengiva em desarmonia é aquela que não segue a proporção ideal em toda a linha do sorriso, questão que também pode ser solucionada com a gengivoplastia.

Retração Gengival:

São aqueles casos em que falta gengiva em determinada região do dente e expondo a dentina (camada abaixo do esmalte), o que pode causar sensibilidade na região e desarmonia do sorriso.

PERGUNTAS FREQUENTES

Muitas pessoas acreditam que os dentes ficam mais sensíveis já que as raízes ficam aparentes, mas isso não passa de um mito. Nenhum dentista retira tanta gengiva ao ponto de deixar a raiz do dente exposta. Quando o cirurgião-dentista avalia o sorriso, ele faz um cálculo pra saber quantos milímetros podem ser retirados para que todos os dentes fiquem iguais sem comprometer a saúde dos elementos. Sendo assim, não se preocupe com a sensibilidade dentária após a gengivoplastia.
Toda cirurgia tem um risco. Por isso, se você pensa em fazer uma gengivoplastia precisa estar com uma boa saúde bucal. Se o paciente não possuir inflamações locais, alterações sistêmicas de coagulação e se ele não for um paciente imunodeprimido, quando não apresentam reações imunitárias normais, ele pode realizar esse procedimento sem qualquer contraindicação.
Embora os nomes sejam parecidos e tenham uma função similar - reduzir a gengiva do paciente -, a gengivoplastia e a gengivectomia são procedimentos que possuem o objetivo final distinto: a diferença é que, enquanto a primeira tem finalidade estética (refazer o contorno), a segunda é uma cirurgia com finalidade reparadora (retirar o excesso) para resolução de doenças periodontais como a periodontite.

O procedimento da plástica gengival

Um profissional especializado em periodontia – área da odontologia responsável pela estética e saúde gengival – realizará uma avaliação detalhada com exames complementares para identificar a etiologia do problema e escolher o melhor procedimento para o seu caso. Para realizar a plástica gengival é necessário estar com a saúde bucal em dia, sem a presença de gengivite ou periodontite.

Faça uma avaliação com nossos profissionais especialistas, a Dra. Andressa Krause e o Dr. Tiago Cassol e saiba mais sobre a técnica melhor indicada para o seu caso e os detalhes do procedimento.