Vamos recuperar o seu sorriso e sua autoestima?
A prótese dentária trabalha com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, estética e saúde bucal. Repõe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os dentes, por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana, materiais resinosos, entre outros) ou próteses removíveis como prótese total, a popular dentadura ou prótese parcial removível, ponte móvel. Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.
Quais os benefícios de usar a prótese dentária?
Conheça os tipos:
As próteses dentárias são indicadas pelo dentista de acordo com a quantidade de dentes comprometidos ou em falta, além da condição geral da boca do paciente. Assim, as próteses podem ser classificadas em parciais, quando apenas alguns dentes são substituídos na prótese, ou total, quando há necessidade de substituir todos os dentes, sendo esse último tipo de prótese mais conhecida como dentadura. Além da classificação em parcial e total, as próteses também são classificadas em removíveis, quando a pessoa pode retirar a prótese para fazer a higienização, por exemplo, ou fixas, quando a prótese é implantada na mandíbula ou os dentes faltantes são parafusados.
PERGUNTAS FREQUENTES
Quando há falta de um dente, e não se pode usar implantes dentários para ancoragem do novo dente. A prótese fixa não necessita de cirurgia e é opção para aqueles que querem evitá-la ou que tenham restrição clínica para cirurgia.
É necessário um preparo dental para que a prótese (dentes de porcelana) encaixem de maneira estética, e para que os dentes naturais que receberão este revestimento não aumentem muito de volume. Em alguns casos é necessário também o tratamento de canal dos dentes de suporte, dependendo da inclinação e quantidade de desgaste. O tratamento de canal será realizado quando seus benefícios para longevidade da prótese forem indicados.
Não. Um bom dentista supre o seu paciente com o uso de uma prótese provisória estética, possibilitando mastigar, falar e sorrir, satisfatoriamente, durante o tratamento.
As próteses fixas unitárias, quando bem desenhadas e bem adaptadas marginalmente, comportam-se como dentes naturais na sua limpeza e exigem do paciente os mesmos cuidados, isto é, boa escovação na técnica e no tempo corretos, complementada pelo uso do fio ou fita interdental. Os portadores de pontes fixas necessitam de dispositivos especiais: passadores de fio dental, escovas interdentais ou jatos pressurizados, como ‘WaterPik’, para a limpeza dos espaços protéticos, e escovação normal para as demais áreas.
Sim, muito bom. As cerâmicas de última geração são materiais com melhor resultado estético, e por isso mais utilizado no mundo.
A prótese fixa tem durabilidade de vários anos, dependendo dos cuidados, higiene e hábitos de cada paciente. Um controle anual e outros cuidados garantem a longevidade da prótese.